terça-feira, 4 de setembro de 2012

VISITA Á ESCOLINHA 2 - tá decido!

Ontem passei a manhã toda pesquisando na internet escolinhas de educação infantil no bairro onde moro.
Recebi algumas indicações de amigas (facebook e e-family) e tentei resgatar na memória as fachadas de escolinhas que eu já tinha passado em frente.
Muito difícil achar escolas que tenham berçário!
Liguei para 3 e duas que eram super viáveis, não tinham vagas para berçário.(já me preocupei)
Aoutra opção era a  "escolona", aquela que eu já tinha falado no post... SULLER GARCIA.
Liguei lá.
Camila foi a moça super simpática que me atendeu.(menos mau...ela foi muito amável mesmo)
Disparei a falar que tinha problemas com o horário (lá o meio período é das 13:30 as 17:30 e no intermediário as crianças entram as 10:30).
Dei todos os meus argumentos, falei sobre meus horários de trabalho e ela falou que eu poderia ir conhecer a escola e falarmos sobre isso pessoalmente.(coitada, acho que ela se senti meio psicologa)
E lá foi a happy family (dessa vez o papai foi dirigindo) para visitar a escola.
Tocamos o interfone, (14:40) nos identificamos e uma funcionária da secretaria nos atendeu. Entramos e esperamos no pátio.
Eu me senti meio intimidada pois havia um grupo de umas 20 crianças (tinham uns 3 anos no máximo), lanchando e prontas para a aula de alguma arte marcial (que não me lembro agora qual). Eles ficaram nos observando: papai com bebê no colo e eu do lado. Engraçado como de repente eu, uma professora, fiquei ridiculamente tímida, na frente das crianças.
Todos muito independentes, tomando cada um o seu lanchinho, trazido de casa na lancheira. (pensei: logo o Igor vai estar aqui, lanchando sem mim...).
Tá, o momento depressão passou logo!rsrsr
Camila apareceu. Uniformizada, com uma maquiagem meio mal feita, mas super simpática.
Começou dizendo que a escola tem mais de 15 anos, sede única, sistema Anglo de ensino (eu só conheço o Objetivo e o Positivo), atendem até o Fund. 2 (9º ano)... tudo que eu já havia visto na internet.
Nos levou na sala do berçário. Os bebês tinham acabado de "lanchar" (mamar). Havia só uma que estava dormindo e acordou com nosso bate papo.
O que vi?
Bem, todos os bebês estavam em seus carrinhos, sentados meio reclinados (creio que os que já sabem mamam sozinhos e os demais são atendidos pelas professoras, mas no carrinho mesmo). A primeira vista estranhei, mas logo entendi que os carrinhos substituem os cadeirões  são bem mais seguros. E são os carrinhos que levam as crianças para o banho de sol de manhã.
A sala não é muito grande, mas é bem planejada: em cada uma das 2 extremidades fica o espaço de dormir, cada um com 7 berços. Então, mesmo que as professoras estejam no meio da sala, enxergam os berços pelo vidro. No espaço, que não é o de dormir, é onde eles passam o dia todo. (o ambiente é transformado em briquedoteca, refeitório e trocador), assim a professora está sempre com as crianças. (achei ótimo)
Nessa sala há um armário onde são guardados os pertences pessoais de cada bebê, dentro de caixas plásticas, identificadas com o nome. (São as coisas que ficam na escola: fraldas, pomada, shampool, hidratante, sabonete, lenços umedecidos, chupeta, pente, etc, mandados pelos pais..)
As mamadeiras de água ficam nos visores do espaço de dormir, todas com tampa e nome do dono.
Há uma cuba onde os bebês tomam banho e do lado um trocador. (banhos só os do semi e do integral)
São 2 professoras e uma auxiliar para 14 bebês. (igual na creche onde trabalho).
A escola serve o almoço e a sobremesa incluso na mensalidade. Alimentação preparada por uma cozinheira com o cardápio elaborado por uma nutricionista semanalmente.
Nessa escola pode e deve levar o leite do bebê, do jeito que a mãe prepara em casa será feito lá, pela cozinheira.
Conhecemos também os demais espaços da escola.
Ela é grande mas não tem muitas salas...pelo menos na parte de educação infantil não.
Há um sala pra cada estágio: Berçário 1 e 2, mini Maternal, maternal 1 e 2. (cada um leva seu lanche).
Tirei todas as minha dúvidas e gostei de tudo que ouvi e vi lá... só me incomodou um pouco o fato de não poder entrar na escola pra ver o Igor na sala dele, mas sei que isso atrapalha a rotina.
Fizemos a opção de matricular ele nessa escola.
Ele vai começar dia 17. Fará uma semana de adaptação com horário reduzido que será aumentado um pouco a cada dia.
Mais tarde iremos providenciar os documentos para a matricula e na semana que vem vou providenciar os itens da lista do "enxoval escolar" dele. (vai, ti mete! o negócio é chique, bem!rsrs).
Estou empolgada mas um pouco apreensiva. Torço para que ele seja bem tratado e que possa enriquecer seu desenvolvimento. Estou preocupada com a alimentação dele. Mas acho que vai dar tudo certo e ele irá se acostumar bem sim.
Então é isso!

Ah, ia me esquecendo que passamos na consulta com o pediatra particular. Ele elogiou o Igor pelo desenvolvimento e deu muitas risadas com nossas queixas. (e o Igor bem calminho enquanto ele examinava).
Fiz uma cara de tonta e falei sobre a escolinha e pedi se ele podia liberar as frutinhas. Deu certo! Frutinhas liberadas. Recomendou que desse todos os dias suco de laranja lima pela manha e frutinha amassada á tarde. Ai preciso aumentar o intervalo das mamadas pra não ficar muita coisa pra ele comer. (ô meu Deus, mal sabe o Dr. que eu já tô mais pra dar papinha salgada...kkkkk).
Pelo menos e o peso na consciência diminui um pouco....kkkk
Ele está com 8,9 e 70 cm... (engordou 300 grs e cresceu 1 cm da consulta do posto pra cá....rsrs)
Continua lindo!
Igor e sua girafa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!