domingo, 23 de setembro de 2012

SÓ UM DESABAFO

Aqui em casa tem TV a cabo...não por luxo mas por necessidade..aliás, muitas coisas que antes eu considerava supérfluas tem nessa casa por necessidade mesmo!
Enfim, aqui nessa roça que é o bairro que moramos (nesses 4 meses que estamos aqui já ocorreram 2 mortes bem perto de casa), a TV não pega... ai a opção foi a SKY... pacotinho básico, que cabe no nosso orçamento básico de mamãe professora de prefeitura e papai desempregado (pacote da promoção do comercial, sabe?).
Ai ontem estava sapeando na TV enquanto o Igor brincava com o pai no andar de cima (a casa da minha sogra é um sobrado, lembram?????rsrsrs). Parei num canal chamado SESC TV. Tava passando um documentário sobre expectativa de vida de pessoas que moram no sertão da Bahia e vivem em extrema pobreza. A repórter mostrou várias coisas: seca, falta de água, casa de chão de terra, familias numerosas, casas sem luz elétrica... Coisas que pra mim, que sou urbana demais, são absurdas de não se ter.
Pois bem, numa parte da conversa foi perguntando pra um senhor o que ele pedia a Deus em suas orações a noite.
Nossa, fico até emocionada de lembrar.
O cara, com aquele sotaque caipira, fala calma, rosto sofrido, mãos cheias de ruga de trabalhar na roça, olhou bem sério pra câmera e disse:
-Sabe, fia, que peço a Deus toda noite pra eu ter ânimo e força pra pular da cama as 4 da manhã e ir pra lida. Também peço pra ter saúde por que sem ela não posso trabalhar. E penso que um "cabra" que tem desânimo, preguiça, não tem oficio, se entrega aos poblemas não tem medo de morrer, causa de que já nasceu foi morto, já tá é morto nessa vida. Eu não peço pra ter luxo nem nada disso por que nada disso vai parti mais eu quando a morte mim buscar.... Eu peço pra eu saber viver com o que tenho aqui e fazer o melhor que puder. É isso que peço a Deus. E que minha véia (a esposa) fique comigo até o fim, na lida.

Só me restou dizer: AMÉM!

E agente perde tempo com ostentação de coisas, né? Ai ai....
É bom ver essas coisas pra podermos pensar melhor na vida que se leva e no que se leva dessa vida.
As vezes agente perde o ponto de referência, ou descobre que nunca teve, né?
Beijão e até mais...

Um comentário:

  1. Como sou professora de geografia viajamos muito para esses lugares de extrema pobreza...
    Vivemos em uma realidade mt diferente das dessas pessoas e nem sempre nos contentamos com o que temos... Mundo tão desigual!!!
    Bj

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!