sexta-feira, 23 de setembro de 2011

As alterações hormonais na gravidez

Riso e choro na gravidez: por que mudo tanto?
Pela manhã, a alegria impera na casa de uma gestante, que acorda e faz um lindo café da manhã para o marido que vai trabalhar. 
No meio da tarde, a futura mamãe chora compulsivamente ao ver um comercial de bebê. 
Já pela noite, a mamãe grávida discute de maneira irritada com o papai por causa da cor do berço do bebê.
Se você, mulher grávida, se encaixou perfeitamente nessas cenas de alterações de humor, entenda o porquê disso acontece durante a gestação. (Mas já adianto que você não se encaixa no perfil de pessoas meio maluquinhas.)
Um dos grandes vilões por essas oscilações bruscas de humor na gestante são as mudanças hormonais
A grande maioria das mulheres conhece as alterações que o corpo e o humor sofrem com a TPM (tensão pré-mestrual).
O ovário antes da menstruação produz dois hormônios responsáveis pela preparação do corpo para receber um bebê: a progesterona e o estrogênio.
Quando o óvulo não é fecundado, acontece a menstruação, mas a produção desses hormônios é o bastante para causar as irritações, sensibilidades e choros da “famosa” TPM, que passa quando acontece a menstruação e os hormônios voltam para a sua taxa de normalidade.
O tal HCG - Quando esse óvulo é fecundado, o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica) é produzido e jogado na corrente sangüínea. É esse hormônio que acusa a gravidez nos testes de sangue realizados para se descobrir a gravidez. Ele é produzido somente nas mulheres que tem o óvulo fecundado e tem a função de relatar ao corpo da mulher que tem um bebê em formação e que os hormônios progesterona e estrogênio devem ser produzidos em maior quantidade.
O progesterona e o estrogênio são um dispositivo do organismo da mulher para a proteção da gravidez, sem eles uma gestação não aconteceria. Como ninguém é perfeito (nem mesmo os hormônios), esses hormônios têm um efeito depressivo, deixando a mulher mais sonolenta, cansada e desanimada. A produção do progesterona aumenta 15 vezes durante a gestação e a do estrogênio quase 20 vezes. Daí nota-se inúmeras alterações no humor. (imagine no meu caso que tenho usado 300 mgs de progesterona extra por dia)
Já o HCG, além de fazer com que o corpo não reconheça o feto como um corpo estranho, é responsável pelos enjôos com cheiros e comidas, e até pelos vômitos. Quem é que fica de bom humor com enjôos e vômitos? (os papais que só assistem e nada sentem!!!!)
E como acontecem as alterações tão constantes de humor? 
São as oscilações que ocorrem nas produções desses hormônios pelo organismo da mulher durante todo o dia e toda a gestação, principalmente no primeiro trimestre. Os hormônios voltam à sua taxa de normalidade bruscamente quando a bolsa se rompe (no parto, daqui uns 10 meses!)
Outros fatores - Os vilões da história não são só as mudanças hormonais. As mudanças físicas também ajudam nas alterações de humor. 
Pés inchados que obrigam a grávida trocar seus sapatos por até dois números a mais que o real (eu já calço 40, imagina a lancha!!!!), aquela calça que a mulher adora não serve mais, por mais esforço que ela faça (manequim 44 agarrado, chegaremos onde mesmo????)
Dores na coluna que nunca apareceram agora acontecem pelo peso extra da barriga, e o tamanho da barriga deixa os movimentos da gestante mais lentos ou até impedem que ela faça algum que deseja. (no meu caso o repouso por causa do hematoma no útero)
Ansiedade, alegria de ser mãe e sentir-se poderosa, preocupações com a formação do pequeno serzinho que se forma dentro do seu corpo (depois de ter tido um aborto retido a preocupação com a gravidez dobra), imaginando como será o seu futuro e do seu filho e como será a sua carreira e o seu casamento daqui para frente, são sentimentos que fazem qualquer humor subir e descer rapidamente.
O melhor é entender o que se passa com seu corpo durante toda a gestação e pedir ajuda para quem está mais perto, explicar que essa nova fase mexe demais com você.

obs: Tirei esse texto desse blog:

http://visitadacegonha.blogspot.com/

Passem por lá e confiram na integra....


Bjs e até mais!!!!!

Um comentário:

  1. Boa noite mana. nossa estou orgulhosa de você, pois esta sabendo e ´passando coisas que eu nunca ouvi falar quando fiquei grávida...aff...Mas até que estou gostando de acompanhar a sua gestação e ficar sabendo de tantas informações, é que no meu tempo não tinha tantas informações assim, hoje a tecnologia está muito avançada e tem como saber de muitas coisas sobre uma gestante néh. Mas acho que quando fui mãe pela primeira vez, sinceramente não gostaria de ter essas informações...kkkk Mas entende a sua preocupação, mas tudo faz parte.....força na peruca mana, daqui nove meses todos esses sintomas vão passar e aí vem outros...kkk

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!