sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

SOBRE O EXAMES DO FILHOTE....

Nossa!
Levei o Igor pra fazer os exames dia 30/01 - ontem.
Demorei por que ele precisava de jejum de 6 horas e para isso eu teria que acordar as 6 pra dar mamadeira pro guri. Não é segredo que acordar cedo não é minha praia, então, foi um custo conseguir essa proeza....kkk.
Tá, ontem consegui e fomos.....E o que eram 25 itens se transformaram em 60 exames e tivemos que pedir autorização pra UNIMERDS... Além disso, foram 6 tubos grandes, 2 tubos pequenos, uma picada na orelha, uma injeção subcutânea, e duas punções pra poder coletar todos os exames....
Chorou horrores o menino, coitado!
O bom é que ele conseguiu fazer xixi no potinho, graças ao desfralde e ai foi rápido nosso tempo lá no CDB....

OS EXAMES FORAM TODOS ESSES que descrevi abaixo.
Achei as descrições na internet....

- HEMOGRAMA COMPLETO
- COAGULOGRAMA COMPLETO: Este é um exame de sangue capaz de diagnosticar uma série de complicações hemorrágicas. O coagulograma é composto por uma série de testes que vão avaliar, entre outras coisas, o tempo de sangramento, de coagulação, de ativação da protrombina, de ativação parcial da tromboplastina e a fazer a contagem das plaquetas.
Para isto, a pessoa é levada para uma sala especial onde será feita a coleta do sangue e também alguns testes. Por exemplo, o tempo de sangramento é avaliado da seguinte maneira: após compressão local é realizada uma pequena picada no antebraço do paciente, em um lugar sem veia e sem vasos. O especialista observa quanto tempo esta picada vai levar para sangrar. Normalmente as primeiras gotas saem depois de 1 a 3 minutos.
Já o teste de coagulação, por exemplo, é realizado através da coleta de cerca de 2ml de sangue. Coloca-se o material em dois tubos sem anticoagulante e observa-se o tempo que o sangue levará para coagular. Normalmente é algo que leva de 5 a 12 minutos. Para realização dos testes é de extrema importância que o paciente informe todos os tipos de medicamento que utiliza no dia a dia.
(fonte: http://www.saudemedicina.com/coagulograma/)

- PROVAS DE FUNÇÃO HEPÁTICAS: As provas de função hepática são um conjunto de exames laboratoriais pedidos pelo médico com o intuito de conferir se o fígado está funcionando normalmente. (fonte: http://medsimples.com/provas-de-funcao-hepatica/)

- LIPIDOGRAMA COMPLETO: Conjunto de exames de sangue que inclui as dosagens de colesterol total, HDL, LDL, VLDL e Triglicerídeos e ainda os lipídios totais e quilomiocrons, estes últimos transportadores de triglicerídeos fornecidos na alimentação.Útil para no diagnóstico, no tratamento e no acompanhamento das disfunções metabólicas dos lipídios (dislipidemias), frequentemente associadas a quadros de obesidade.
(fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/exames/lipidograma/ref1237835422913.html)

- CREATININA:
São as análise que avaliam a função dos rins.
Seus valores são usados para cálculos do volume de sangue filtrado pelos rins a cada minuto. Os melhores laboratórios já fazem esse cálculo automaticamente para o médico e normalmente vem com o nome de “clearance de creatinina” ou “taxa de filtração glomerular”.(fonte: http://www.mdsaude.com/2009/03/check-up-exames-de-sangue.html)

- TSH E T4 LIVRE: verificar a função da tireóide.(http://www.mdsaude.com/2009/03/check-up-exames-de-sangue.html)

- DOSAGEM DE CÁLCIO, FÓSFORO, MAGNÉSIO, SÓDIO E POTÁSSIO

- PCR, VHS, DHL E ANTICARDIOLIPINA: avaliar a existência de inflamação,infecção, trombose. (http://www.mdsaude.com/2009/03/check-up-exames-de-sangue.html)

- ÁCIDO ÚRICO, ELETROFORESE DE PROTEÍNA: cálculo renal (http://www.mdsaude.com/2009/03/check-up-exames-de-sangue.html)

- ROTINA DE URINA 1 E UROCULTURA: infecção de urina e bactérias presentes. (http://www.mdsaude.com/2009/03/check-up-exames-de-sangue.html)

- HIV 1 E 2

- hbsAG, ANTI-HCV, ANTI-HBS, ANTI-HBC, ANTI-HAV IGM IGG: hepatites A, B e C (fonte: http://www.alvaro.com.br/exame/visualizar/hcv)

SOROLOGIAS PARA:

- HERPES SIMPLEX 1 e 2
- EBV: herpes 4
- MONONUCLEOSE: doença do beijo
- TOXOPLASMOSE
- CITOMEGALOVÍRUS
- VDRL, TPHA E ELISA PARA SÍFILIS
- PPD (TESTE CUTÂNEO):  tuberculose
(fonte: http://www.fleury.com.br/revista/dicionarios/doencas/Pages/tuberculose.aspx)

- ANTI-HTLV 1E2: O vírus HTLV (sigla da língua inglesa que indica vírus que infecta células T humanas) é um retrovírus isolado em 1980 a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T. Apresenta dois tipos: O HTLV-I que está implicado em doença neurológica e leucemia, e o tipo 2 (HTLV-II) que está pouco evidenciado como causa de doença.(fonte: http://www.htlv.com.br/faq.htm#perg01)

- FAN E ANTI-DNA, ANTI-RNP, ANTI-SM, ANTI-SSA, ANTI-SSB: detecção de lupus.
 (fonte: http://www.alvaro.com.br/exame/visualizar/rnp)

- FATOR REMATÓIDE E ANTI-SCL 70: artrite reumatóide
 (fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962005000400010&script=sci_arttext)


- SUBTIPAGHEM CD4 E CD8: avaliaçãos dos linfócitos
(fonte: http://www.laboranalise.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=88&Itemid=25)

- PESQUISA DE IMUNOGLOBULINAS: pesquisa de dosagem de anti-corpos (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imunoglobulina)

COMPLEMENTO TOTAL E FRAÇÕES (CH50, C3 e C4): avaliação do sistema imunologico
(fonte: http://www.labes.com.br/complemento_total_e_fra%C3%A7%C3%B5es.htm)


ALGUNS FICARAM SEM FAZER.....(o CDB não sabia e nem tinha ouvido falar neles)

- RICKETTSIOSE: doenças infeciosas causadas por carraptos, pulgas, piolhos.
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rickettsiose)

- TOXOCARÍASE: doença transmitida por cães e gatos
(fonte:  http://www.infoescola.com/doencas/toxocariase/)

- PARVOVÍRUS B19: é uma doença parecida com a escarlatina mas um pouco mais séria. causa lesões na pele. (fonte: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/eritema-infeccioso/)

- ELISA PARA SÍFILIS: 

- SOROLOGIA PARA COKSAKIEVÍRUS A E B: Infecção viral causada por vários Suave enterovírus, a maioria dos quais estão no subgrupo Coxsackie A, mais comumente observados em crianças pequenas. O sintoma mais característico é uma erupção cutânea nas mucosas dentro da boca. As lesões na boca são máculas (manchas redondas nonraised) cerca de 2 mm (0,1 polegadas) de diâmetro, que ocorrem predominantemente no palato mole e amígdalas. É UM SAPINHO APRIMORADO. (fonte: http://saude-saude-saude-saude.blogspot.com.br/2013/05/coxsackie-virus-sintomas-causas-e.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!