terça-feira, 21 de agosto de 2012

A CONSULTA COM A PEDIATRA...

Hello, amadas!
Os dias passaram rápido até chegar hoje.
Então, o Igor passou super bem o sábado. Tomou Mylanta Plus 3 vezes, dormiu um sono tranquilo e acordou todo feliz....
No domingo eu não dei o remédio nenhuma vez e ainda assim o lindinho ficou bem, só reclamou um pouco depois do suco, mas ficou numa boa e eu observando o tempo todo.
Ontem ele amanheceu super bem, brincou muito e só deu crise de choro pra dormir mesmo.
E ai, hoje foi o grande dia!
Eu entrei na sala da drªeufórica e fui falando que ele tava com refluxo, babando, com dor, chorando. Ela olhou o Igor dormir no colo do papai e fez uma cara "olha a loka ai, gente..."  kkkk
Me acalmei e fomos indo por partes. Ela perguntou sobre a alimentação dele. E eu falei dos sucos, do biscoitinho de maizena, da bala toffe que o papai deu (ai que raiva!!!). E ai ela perguntou quais frutas eram e como eram dadas. Falei todas e quando disse abacate ela franziu a testa e disse pra evitar por que abacate era gorduroso e meio indigesto, assim como melão.
Ai ela perguntou: você percebeu essas alterações associadas a algum alimento ou não?
Ai eu lembrei do abacate no dia antes da viagem e também dele na quinta feira. E do suco de melão que dei em Belo Horizonte e no domingo aqui me casa.
Desvendado o mistério: foi o abacate que causou uma crise gástrica na criança.
Ela falou ainda que a salivação excessiva é da dentição por que a gengiva engrossa e dá esse incomodo e o bebê baba mais mesmo.
Não pediu pra trocar o leite (aliás no fim do post tenho algo importante pra dizer sobre isso).
Só fiquei triste que por causa desse episódio o inicio da papinha salgada foi adiado pro mês que vem, depois da consulta que será só em 24 de setembro (volto a trabalhar dia 01.10).
Tá...
Contei do Mylanta Plus e ela falou que agi certo...que Mylanta é mesmo receitado pra bebês pra ajudar nas cólicas pq faz o leite fermentar menos na barriga e ai dá menos gases...e alem disso ele tem dimeticona...
Pesou e mediu o lindinho....
Ele está com 8,600 kgs e 69 cm... um bebê de oito meses, gente!!!!!rsrsrs
Está super bem e agora vamos observar pra ver se vai acontecer mais algum episódio desses.
Sai de lá mais aliviada.
Tirei dúvidas sobre as novas vacinas e sobre a meningite. Ela disse que a vacina previne sim a meningite atual, mas é pra evitar aglomerações, lavar bem as mãos e não manter contato com estranhos (beijar o bebÊ).

E sobre o leite anti refluxo..
Estava conversando com uma mãe no posto e ela falou que o filho dela teve uma crise alérgica grave, que quase precisou ser entubado. Contou que o filho regurgitava após as mamadas, ai ela viu no supermercado o leite Aptamil AR. Resolveu comprar. Depois da primeira mamadeira o bebe dormiu e quado acordou estava com uma tosse. As horas foram passando e ele ficou apresentando falta de ar, mas nada de muito assustador. Ela levou na consulta, a pediatra examinou, falou que o tempo estava muito seco e ele estava com uma crise de rinite alérgica...Deu medicação leve e mandou pra casa. Ela chegou do posto e deu outra mamadeira pro bebê, que mamou e foi dormir. Quando acordou, estava completamente sem voz (tentava gritar mas não saia som, nem som do choro saia direito).
Ela ficou preocupada e achou que ele estava com faringite e ai levou em outro pediatra.
A médica examinou, olhou, olhou e não achou nada de anormal...parecia mesmo ser uma faringite. De todo jeito, pediu rx. Como não deu nada e o menino estava cada vez mais debilitado, com falta de ar e com as extremidades bem frias, ela começou a fazer a papelada pra internar o bebê pra observarem e investigarem melhor. Ela perguntou: mãe, você dá peito pro seu filho quantas vezes por dia? Ela falou 2, no restante do dia ele toma leite em pó. Ai ela perguntou: qual leite? Aptamil AR. Mas ele tem refluxo? Então, ele começou a tomar ontem de manhã. Ele tomava o Aptamil 1 mas como ele regurgita um pouco, achei melhor trocar.
Nossa, a médica ficou uma fera!
No fim o menino só ficou 1 dia lá no hospital, não tomou o leite mais, foi medicado e deu tudo certo.
A pediatra explicou que nos leites Anti-refluxo há uma "proteína" sintética que deixa o leite mais grosso e por isso diminui o refluxo, por que o ácido gástrico tem mais trabalho pra digerir o leite. E muitas crianças tem alergia por causa dessa substancia. E que a alergia alimentar pode se manifestar de várias formas, que não é só na pele ou no intestino.... e esse foi o caso do menino: alergia alimentar causada pelo leite AR.
Por isso: cuidadooooooo!

Bom, já vou indo por que o chorão me chama!
Beijos sonoros pra todos...

Um comentário:

  1. Noooooooossa! Vc tem um bombonzinho lindo!! Estou te seguindo e prometo vou ler seu bloguinho para conhecer vcs melhor!!
    Bj

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!