sábado, 18 de agosto de 2012

6º sentido: será que é refluxo?

Oi pessoas.
Cada dia descubro algo sobre ser mãe.
Dessa vez descobri que mãe tem que ser, além de tudo, videntes ou "advinhas".
Desde uns dias antes de irmos viajar que ando achando que o Igor está muito mais chorão do que o de costume. Aliás ele nem chora mas sim grita... Tanto que no caminho até BH ele danou a chorar e tivemos que para pra acalmar a ferinha (como se dirige com alguém gritando no banco de trás? não dá, né?rs).
Chegando lá notei que a babação aumentou muito. Ai vem os palpites: é dente, é dente, é dente... ah, é fome, é fome, é fome...mas o "é dente" ganhou em disparada, tanto que a vovó até deu um mordedor pra fazer par com os 5 que já temos aqui em casa. (eu comentei com minha irmã que achava que era refluxo oculto). [ah, mas você é médica por um acaso? eu nem nunca ouvi falar de refluxo oculto e quem tem refluxo gorfa muito, vomita e perde peso. - tá, mas eu leio muito sobre muita coisa...]
Chegando de viagem notei o aumento do choro. Apostamos ser fome pois o choro vinha sempre depois de mamar. Num dia aumentei a dose da mamadeira: ele mamou duas seguidas e até ficou mais calmo.
Pensei: eureka, descobri o problema!!!!
No dia seguinte, tudo igual...menino aos gritos quase que o tempo todo...gritando depois de cada mamada e na hora de dormir.
De tanto ouvir os ecos" é dente, é dente, é dente", fiz o papai ir na farmácia e comprar um Nenê Dent pro guri.
Passei na sua gengiva banguela. Até que ele gostou do refrescante saborzinho de menta... mas continuou com os gritos.
Comecei a me preocupar e ai percebi que era algo digestivo, já que ele ficava assim depois da primeira mamada em diante. Reparei que ele arrota mas que a salivação dele aumentou muito e agora o coitado até masca (tipo véinho banguela, sabe? que a dentadura sai do lugar e fica mascando...rsrs).
Como já tinha ouvido falar de um medicamento pra isso (não para o véinho banguela, mas pro estomago), corri na farmácia e compramos.
Quando li a bula, cadê a coragem de dar o remédio pro menino?
Mas ontem foi a gota d'água.
Ele começou a chorar meio desesperado, com a mão na boca, se jogando pra trás, babando muito e mascando...encolhia a perna, se esticava todo...  dali a pouco parava e do nada gritava de novo. Nem dormir ele tava conseguindo e parecia estar cheio de fome mesmo depois de ter mamado. Colo também não resolveu nada.
Opaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa,  tudo bem que meu filho é chato e chorão mas desse jeito??????????NÃO!, tem algo errado com certeza.
No fim,depois de um banho de balde seguido de lágrimas e gritos, ele capotou.
Me deu uma dó, tadinho do meu bebê...
Tentei acordar ele pra mamar, mas como ele devia estar cansado, não tive sucesso.
Ficou no berço, dormindo de lado, com o pescocinho olhado pro alto e resmungando muito...chegou até a chorar dormindo.
Ai eu resolvi dar o tal remédio (LABEL é o nome.). Coloquei na seringa de medida e fiquei esperando ele acordar. Dali a pouco resolvi não dar...ele tem consulta na terça feira...melhor esperar.
Entrei na internet e ai, pesquisando no e-family e no google, e no baby center e blogs sobre alimentação infantil, descobri que minhas suspeitas estavam certas. O Igor está com todos os sintomas de refluxo oculto (um tipo que não dá vômito. é tipo uma azia chata).
A essas alturas já estava dando 4 da madrugada, e eu olhando o coitadinho dormir todo desconfortável.
Li que o tal Label, que é antiácido, geralmente é administrado com um outro, Motilium, que serve pra esvaziar o estômago com mais rapidez, e que ambos fazem parte de um tratamento, não é pra ser dado aleatoriamente.
E agora, Meu Deus???????? Help....
Descobri um vidro de Mylanta Plus na minha caixa de remédios e fiquei trabalhando na minha cabecinha se seria bom dar pra ele um pouco, quem sabe aliviava... era bom pra azia de grávida... quem sabe, né?
Li a bula e não havia nada específico do uso para bebês.
Pra onde voltei?????
Pra internet, claro... rsrsrs
E vi que muitos pediatras receitam o Mylanta Plus pro refluxo e até mesmo pras terríveis cólicas (que o Igor nunca teve).
Decidi dar, afinal, o efeito colateral é só diarreia e prisão de ventre... (melhor do que o Label que pode dá até alucinação....rsrs)
Enchi a seringa com 3,0 ml, acordei o filhote, abri sua boca e taquei o Mylanta... Ele deve ter achado horrível, fez careta pra caramba.
Esperei uma hora e dei mamadeira pra ele.
Ele arrotou, ficou mais 20 minutos em pé e dormiu sozinho no seu bercinho e sem se contorcer ou gritar.
Ai eu também dormi, afinal já eram quase 7 da manhã.
Hoje acordamos e antes da mamada, dei 2,5 ml outra vez. Esperei meia hora e dei mamadeira com engrossante. Depois ele foi pro sol no carrinho, ficou olhando o papai lavar o carro. Parecia outra criancinha.
Dei a frutinha no horário de costume. Tudo certo. Comeu, viu tv e dormiu até a hora do banho.
Na mamada do meio da tarde eu não dei o remédio. Agora ele mamou e está dormindo, bem calminho.
Espero que isso seja uma solução até chegar o dia da consulta com a médica do posto.
Se ela não me convencer, vou procurar um gastro-pediatra.
Mas acho que acertei na suspeita...agora é só tratar pra não se agravar e ele parar de sofrer.
 Pois eu vos digo: mãe tem 6º sentido e dificilmente erra.

obs: não mediquem sem consultar o médico.
Minha mãe dizia: "prudência é dinheiro no bolso, canja de galinha nunca fez mal a ninguém!" (não entendo direito esse dito popular mas acho que quer dizer pra termos cuidado, kkkkkk)

2 comentários:

  1. Também descobri sozinha q o samuca tinha refluxo. rs
    Vc é corajosaaa, eu num tenho coragem de dar nem dipirona sem a orientação médica rsrsrs
    bju

    ResponderExcluir
  2. Nossa ... A Júlia tem refluxo as vezes vomita mas geralmente é oculto. A maioria das vezes o leite volta até o nariz e ela grita e esperneia sufocada e aspira. Várias vezes parece que ela está constipada,mas não é foi refluxo. Por conta própria depois de pesquisar muito dei o Motilium (bromoprida) me arrependi amargamente pois a Júlia se debatia toda dormindo (efeito colateral do remédio) Nunca mais espero ser preciso dar. O que faço é não dar muito mama pra ela a ponto de encher o estomago e coloco pra arrotar muito bem (é chato ficar um tempão com ela ém pé principalmente de madrugada) funciona.

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!