segunda-feira, 30 de abril de 2012

SER MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM...


Oie gente...
Por aqui tudo bem.
Nós e o Igor continuamos na fase de "namoro".
Sim, estamos nos conhecendo e nos acostumando: ele com agente e agente com ele.
As noites tem sido uma loucura por que ele chora e ainda não conseguimos definir o motivo: uma hora parece cólica, outras manha por colo, outras pesadelo, outras briga com o sono... mas no fim está dando tudo certo. Aos poucos agente se acostuma e a rotina fica confortável pra todos.
Mas ser mãe de primeira viagem é sempre um grande desafio.
Primeiro por que ninguém confia na nossa capacidade de ser mãe e fazer o certo (ou o que achamos preciso), depois por quer tudo é uma novidade assustadora e muitas vezes agente não sabe como agir diante de coisas bobas, como um choro de cólica, por exemplo. E ai dá uma sensação de impotência sem tamanho. E isso piora quando as pessoas ao redor agem como se fossem "mães melhores do que você": dão palpites sem que agente peça e ainda por cima fazem criticas e observações ridiculas a respeito das coisas que agente faz em pról do bebê. Um saco!
Olha, o que me salva é que amo ler, amo ouvir casos, amo conversar. E assim, de maneira informal é que agente acaba aprendendo ou mesmo se informando pra ter uma noção das coisas.
Para mim que sou preocupada, exagerada, dramática e hipocondríaca por natureza, a informação é essencial. E se antes eu já pesquisava, lia e questionava, agora com o Igor em casa, fiquei "pior"...
E numa dessa "andanças" pela internet achei um artigo bem legal falando sobre ganho de peso do bebê.
E advinhem por que eu pesquisei isso? por que comentei com alguém sobre o peso do Igor ao nascer, o peso dele na alta hospitalar e o ganho de peso dele na primeira consulta com o pediatra, depois de 15 dias e me disseram que "o normal é ele ganhar 50 grs por dia". Ai eu surtei, embora o pediatra tenha elogiado a saúde, o tamanho e o peso do meu "pequeno", comecei a achar ele pequeno, magrinho, achei que meu leite tava pouco, que o complemento tava fazendo mal. E antes de surtar de vez, pesquisei... E ai me acalmei. (rsrsrs)


Tamanho ao nascerDepois de passar, aproximadamente, 40 semanas dentro do útero (O IGOR PASSOU 39), um recém-nascido médio pesa 3,7 kg.(ENTÃO MEU FILHO NÃO É "GIG" <grande para a idade gestacional>, COMO DISSERAM ALGUMAS) A maioria dos bebês pesa entre 2,7 e 5 kg. A altura média de um recém-nascido é de 50 cm, com uma variação de 45 a 55 cm. O perímetro cefálico médio (a distância ao redor da cabeça) é de 35 cm. 

A cada consulta, o pediatra anotará o crescimento do bebê. Os melhores indicadores de crescimento são peso, altura e perímetro cefálico. A representação gráfica dessas medidas de crescimento é uma maneira simples e extremamente útil de monitorar o estado de saúde de seu filho. 

Taxa de crescimento
Durante os primeiros dias depois do parto, você pode esperar que seu bebê perca de 6% a 10% do peso que tinha ao nascer. A maior parte do peso perdido se apresenta na forma de água extra do corpo. Se você pretende amamentar, o leite começa a descer nesse período. O primeiro leite, ou o colostro, embora escasso, é rico em proteína e sustenta o bebê enquanto o volume de leite aumenta. 

Após três a quatro dias, o recém-nascido começa a recuperar o peso, devendo alcançar o peso do nascimento ou superá-lo em torno de 10 a 14 dias. Nos três meses seguintes, o bebê engorda aproximadamente 30 g por dia. Entre três e seis meses, o ganho de peso diminui para cerca de 120 a 150 g por semana. Entre 6 e 12 meses, o ganho de peso diminui para cerca de 60 a 90 g por semana. Após o primeiro ano, a taxa de crescimento cai ainda mais. No segundo ano de vida, o apetite às vezes diminui à medida que a atividade física aumenta, resultando em paralisação temporária do crescimento. 

Se o bebê tem tamanho médio, pode-se esperar que seu peso duplique por volta dos cinco meses, triplique em um ano e quadruplique  em torno de dois anos. O ganho médio de comprimento ou altura é de 25 a 30 cm no primeiro ano e 12 cm no segundo. Não se esqueça de que esses números são estimativas para um bebê de tamanho médio. Se seu filho nasceu pequeno, é possível que ele cresça mais rápido; se nasceu grande, ele provavelmente crescerá a uma velocidade mais lenta. 

A curva do crescimento nem sempre é regular. Os bebês geralmente crescem em estirões. Se o bebê estiver doente ou preocupado em adquirir uma nova habilidade física, sua taxa de crescimento pode diminuir temporariamente (ele pode estar queimando mais calorias e ter perdido um pouco o apetite). Tenha também em mente que ser grande não é necessariamente melhor. A obesidade deve ser evitada em qualquer idade.


FONTE: http://saude.hsw.uol.com.br/desenvolvimento-recem-nascido4.htm


BJS E ATÉ BREVE....



2 comentários:

  1. Concordo com vc na parte decima ...que mania que as pessoas teem. no's somos maes , de primeira viagem mas nao somos burras neh.bj

    ResponderExcluir
  2. Eu ando meio preocupada com o peso do Enzo, ele está com 18 dias e ainda não alcançou bem o peso do nascimento, ainda falta 25g rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!