quarta-feira, 18 de abril de 2012

PRIMEIRA SEMANA DO IGOR EM CASA

Nossa, como o tempo voa gente!
Parece que foi ontem que eu estava andando pela casa como uma pata choca torcendo pro dia do parto chegar logo!
Os primeiros dias do Igor em casa foram bons.
Minha irmã ficou conosco pra auxiliar no serviço de casa e deixar o Junior mais livre pra me ajudar com o Igor.
Não recebemos visitas de fora, só mesmo os parentes: minha sogra, a Branca, o João, a Dinda...(minha outra irmã veio mas ainda estávamos no hospital).
Em alguns dias me chateei por que embora nunca tivesse sido mãe antes, tenho experiência pra dar, vender e alugar, em cuidados com crianças, afinal fazem 13 anos que estou nessa vida. Mas por mais que tenha dado o meu melhor, feito de tudo pra priorizar o bem estar do meu filhote, recebi algumas criticas da parte de minha sogra sobre os cuidados com o bebê. Agente se estranhou por causa da troca de fraldas e de uma assadura que curei com nistatina e maizena. Com a tia do Junior me estressei por que ela acha que dar banho a cada troca é melhor do que fazer a higiene com gaze e água morna. (eu também acho mas aqui em casa não há estrutura para isso). E até o Junior ficou meio estressado por que o Igor chora e ele quer que eu dê peito o tempo todo mesmo que ele não esteja com fome.
No fim acabou dando tudo certo. Acabo que estabelecendo uns limites pra palpitação exagerada se ser solicitada.
Creio que no começo seja assim mesmo: todo mundo querendo palpitar, ops, participar.

Mas fica a dica:

  •  visitas nos primeiros dias em casa só dos parentes e olhe lá! E nos momentos de banhos, troca de fraldas e amamentação, escolha um lugar reservado, peça licença pros visitantes e se responsabilize por esses momentos na intimidade, sem falação no ouvido. 


As mamadas estão sendo em livre demanda a cada mais ou menos 3 horas. Mas não acordo o Igor antes de 3 horas dormidas se não ele se estressa e não mama de modo algum. Principalmente nas madrugadas. Ele acaba dormindo 5 horas seguidas e eu e o papai também!
Continuamos dando o complemento de 60 ml. Não é toda vez que ele aceita tudo, mas pelo menos 20 ou 30 ml ele toma depois de cada mamada.
Tem gente que acha que amamentar é algo mágico, que o bebê vai sair da barriga sabendo sugar, que o leite já vai estar  á espera do bebê e que todos serão felizes para sempre. Não é assim não.
O bebê precisa de nossa ajuda pra achar uma posição boa pra ele conseguir abocanhar o seio corretamente. O leite em si demora um pouco pra surgir. O seio dói muito nos primeiros momentos e quando o leite vem, geralmente empedra e dói muito também. Ai só com massagem, paciência e ordenha manual é que conseguimos esvaziar a mama sentir alivio. (eu contei com auxilio de uma pediatra do hospital Metropolitano, a Drª Mª de Fátima que me ajudou na ordenha e com conselhos uteis)
Mas tudo isso é passageiro. O importante é ter calma e evitar seguir muitos conselhos de uma só vez, por que ai estressamos e não conseguimos o objetivo. (o Igor se estressa com muita gente perto e acaba nem conseguindo mamar)
Eu usei a pomada que minha médica receitou: MILLAR. Só nos primeiros dias e já curou as fissuras. Usei também as conchas anti empedramento que ela recomendou. Ótimas: impede que o leite empedre e ajuda na cicatrização das fissuras nos bicos.
Nada de compressa quente, nada de ervas milagrosas, nada disso! Aliás compressa quente faz o leite descer mais e empedrar mais ainda.

Ele dorme o dia todo praticamente. Em raros momentos fica observando os movimentos da casa por no máximo meia hora, depois dorme. E quando chega as 23 hs, ele desperta e ai se irrita e chora. Fui obrigada aplicar a chupeta pra esses momentos de grande estresse. Eu e o Junior fizemos o teste e deu certo. Mas nada de chupeta o dia todo ou a cada choradinha. Chupeta só pra dormir na madrugada mesmo.
Não preciso dizer que o Junior é minha doula pós parto.... ele me ajuda o tempo todo em tudo. eu amamento e ele coloca pra arrotar. No banho ele ajuda misturando a água e enxaguando o bebê. Também estende a toalha no trocador e limpa a banheira depois. Com o bebê acordado, ele distrai cantando, conversando. Nas trocas também faz isso na hora do choro. Faz dormir, faz acordar, passa as roupas do bebê. Confesso que se não fosse ele não sei o que seria de nós dois.

Sobre as fraldas: usei a Turma da Mônica RN que é até 3,5 kgs. Gostei muito, serviu direitinho e a cobertura dela é bem suave evitando irritação na pele. Mas ela não aguenta mais de dois xixis pois vaza. Depois usamos a Pampers RN que é de 3 a 4,5 kgs. Adorei muito. Ela também tem a cobertura bem suave e aguenta um pouco mais xixis.
Os lenços umedecidos usei o da Jhonsons (novo, recem nascido da embalagem amarelinha). Na verdade são toalhinhas sem álcool e sem sabão. Não deu assadura e limpa super bem. Além de não ter aquele cheiro de talco que misturado ao cocô fica péssimo.
Como o Igor chegou assado do hospital, nos primeiros dias usei água morna com gaze/algodão e pomada Dermodex tratamento + maizena. Só depois que ele curou é que passei a usar o lencinho umedecido. Ás vezes, dependendo da intensidade do cocô, eu limpo com o lenço e depois passo a gaze com água morna pra garantir limpeza total. Outra coisa importante nos meninos é limpar o pipi por que fica cheio de 'sebinho' e pode dar assadura e infecção de urina. Eu limpo com algodão e água morna, puxando a pele com cuidado, pelo menos uma vez ao dia faço isso.

O umbigo: nada de faixas, moedas e afins. Cuidei com álcool 70% e muita água e sabão. Ele caiu com 10 dias,  não inflamou. Continuo limpando com álcool e uma vez ao dia coloco uma gota de polvidine.

Hoje temos consulta com o pediatra. Depois conto como foi e o que achei do Dr. Ricardo.
Beijocas e até mais.

até o mickey ajuda nos cuidados com o Igor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!