quinta-feira, 19 de abril de 2012

PRIMEIRA CONSULTA COM O PEDIATRA




Ontem fomos na primeira consulta com o médico pediatra do Igor.
Dr. Ricardo Marsiglia.
Ele é bem objetivo. Não é de muitas palavras mas respondeu todas as nossas perguntas.
O Igor se comportou bem, tirando o fato de que ao chegar na porta da clinica ele deu uma senhora “gorfada”, lavou a roupa toda e o cobertor também. Mas na hora da consulta não chorou nem pra pesar.
Ele está com 54 cm e com 3,800 kgs.
O médico disse que a icterícia está ótima e que o índice do exame que foi feito no Ps está bom e que não requer banho de luz. Apenas o sol e acompanhar visualmente.
Perguntou sobre urina e fezes, examinou o corpinho dele, apertou a barriga, flexionou as pernas, mediu o cabeça. No fim receitou uma vitamina A e D e também um remedinho para o  nariz por que reclamei dos barulhos que o Igor faz ás vezes.
O pediatra disse que espirrar é normal, extremidades frias também são.
Falou pra priorizar o leite materno e dar o complemento só se for mesmo preciso.
Pediu retorno daqui um mês.
Como ele autorizou a vacina BCG, já fomos direto no posto de saúde. Aproveitei e marquei uma consulta no pediatra de lá, assim podemos utilizar os serviços do posto de saúde numa emergência, por exemplo. Coisas de mãe doida...rsrsrs



ACHEI ESSA MATÉRIA SOBRE ICTERÍCIA.
No meu caso eu já sabia que isso é algo comum mas me deparei com pessoas desinformadas que chegaram até a dizer que isso é um problema de saúde.

Icterícia
Bebê amarelado: é icterícia
Conhecida também como amarelão, a icterícia neonatal é uma alteração fisiológica, isto é, normal, na coloração da pele e branco dos olhos dos recém-nascidos, deixando o bebê amarelado.
A cor amarelada do bebê acontece pelo excesso de bilirrubina no sangue, pigmento de cor amarelada, produzido normalmente pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. O excesso acontece pela dificuldade do fígado em capturar toda a quantidade de bilirrubina produzida, acumulando no sangue.
Esse tipo de icterícia não é considerado doença, atinge em torno de 50% dos bebês nascidos no tempo certo, sendo ainda mais freqüente nos prematuros. A cor amarelada aparece no segundo ou terceiro dia de vida primeiramente no rosto, depois vai aumentando para tórax, abdome e finalmente as pernas. As fezes e urina permanecem com coloração normal.
Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê, sendo importante o banho de sol pela manhã ou a tardezinha, pois a luz ajuda na eliminação da bilirrubina.
Banho de luz - Se a icterícia atingir um nível muito alto, será preciso que o bebê faça fototerapia ou banho de luz. (FOI O CASO DO IGOR). A criança fica em um berço com uma fonte de luz que converte a bilirrubina impregnada na pele e nas mucosas em outra substância deixando a pele do bebê com coloração normal.
Esse tratamento é muito comum em prematuros e em bebês que a icterícia não desaparece espontaneamente. O aumento da bilirrubina acima de certos limites pode acumular-se no cérebro trazendo danos irreversíveis ao sistema nervoso, prejudicando o desenvolvimento do bebê. Portanto, cuidado redobrado, mamãe. (ENTENDAM QUE CERTOS LIMITES SÃO VALORES ACIMA DE 20)
Existem outros tipos de icterícia que são mais graves e requerem mais atenção. Há a icterícia por incompatibilidade de grupo sanguíneo, que é a forma mais grave e aparece logo no primeiro dia de vida.
(NOSSO CASO FOI ESSE: O IGOR É SANGUE TIPO A E EU SOU SANGUE TIPO O).
Acontece quando a mãe tem anticorpos que destroem as hemácias (componente dos glóbulos vermelhos do sangue) produzindo bilirrubina, ocasionando a icterícia. O tratamento depende do nível de bilirrubina e peso do bebê, podendo ser o banho de luz ou a exsangüinotransfusão (retirada de todo o sangue do bebê e a sua substituição por outro sangue, sem bilirrubina). (NO NOSSO CASO GRAÇAS A DEUS O FOTOTERAPIA AJUDOU).
A icterícia pode estar relacionada também ao aleitamento materno, as causas são desconhecidas, podendo ser por que componentes do leite materno reduzem a excreção da bilirrubina. O tratamento pode ser a interrupção do aleitamento por 1 ou 2 dias ou o banho de luz.
São raras as vezes em que o acúmulo de bilirrubina seja grande que cause acúmulo no cérebro ocasionando prejuízos. A grande chance de isso ocorrer será se a mamãe não procurar um médico quando o amarelão do bebê for muito intenso ou em prematuros muito graves.
A icterícia não é uma alteração para maiores preocupações. O ideal é ficar de olho e a qualquer dúvida procurar o pediatra do bebê.
Dicas
Se as fezes e urina do bebê estiverem com coloração diferente procure imediatamente um médico.
O banho de sol até as dez da manhã e depois das quatro da tarde é muito importante.
Lembre-se sempre que o aleitamento materno é sempre o melhor para o bebê. Só o interrompa com recomendação médica.
Bruno Rodrigues


****NÃO É CIENTÍFICO MAS BANHOS COM CHÁ DE PICÃO BRANCO É ÓTIMO!

http://www.cremesp.org.br/images/i.gif

3 comentários:

  1. Oi amiga, que maravilha que está tudo bem com você e o Igor... Que delícia ser mãe né! Estou me realizado...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que o miudo está todo bom rs :D
    bj

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!