sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SOBRE A INTERNAÇÃO DO IGOR

Nossa, tenho tanta coisa pra escrever que nem sei por onde começo...
Bom, dia 7 eu comentei que fui levar o princípe no homeopata e que ele receitou umas coisas estranhas, né? E que eu ia continuar dando o Berotec com o Atrovent até o fim de semana?
Pois bem, meu marido mandou manipular a fórmula dos medicamentos no dia 8 e á noite eu comecei a dar e fazer a inalação... Genteeeeeeeee, o catarro começou a soltar. Foi uma noite de caos aqui em casa por que ai o chiado juntou com o nariz entupido e roncando e o coitado do Igor parecia que ia sufocar... Que medo e que dó!
Passei a noite fazendo inalação no coitado com soro puro....
Sexta ele amanheceu como os outros dias e mais uma vez mamou pela manhã e vomitou um pouco de catarro... mesmo assim fomos pra escolinha, normal.
Na volta, á tarde, ele também estava normal... chiando e com o nariz roncando mas brincando feliz e contente como sempre. Mesmo assim resolvi que no sábado levaria ele pra fazer um RX no pronto socorro, pra ver se o pulmão estava limpinho.
No sábado dia 10, ele mamou e vomitou muito catarro pela manhã... Um catarro verde e mal cheiroso... horrível e assustador. Ai eu me convenci de que precisava mesmo ir ao PS fazer um RX.
E assim foi. Recebi visita pra almoçar e deixei-os com meu marido e fui pro hospital. Sai dizendo que voltaria logo... O Igor não quis almoçar mas comeu pêra. Dormiu no caminho e quando chegamos, lá estava vazio. Fomos atendidos em 20 minutos. E eu toda feliz, tinha planos de comprar umas coisinhas na volta quando passasse pelo Shopping.
A médica que me atendeu foi super atenciosa... ouviu meu relato de todas minhas idas e vindas aos hospitais. Apesar do Igor estar aparentemente bem, brincando, sorridente, hidratado e corado, ela achou ele cansado e chiando muito. Examinou e mediu a saturação. O que tinha que dar 94% deu assustadores 87%.
Ai que tudo começou.
Lá fomos nós fazer a sequencia de inalação com Berotec e Atrovent.... e depois RX e mais uma medição de saturação. Deu 89%.
Ela pediu pra repetir a sequencia de inalação, entrar com a Predinisolona e com o oxigênio e com uma inalação de Clenil-A.
Já comecei a ficar tensa.
Nessas alturas o Igor já tinha perdido o bom humor e já estava mais estressado que eu, coitado.
Marido foi no hospital levar uma lata de leite pra mim e mais fraldas e mais lenços umedecidos...
No fim das inalações o Igor saturou 90%.
O plantão tinha trocado e eis que surge uma médica toda simpática e sorridente, procurando o bebê da saturação baixa. Quando olhou pro Igor não acreditou... me chamou na sala e falou: Mãe, vamos internar esse bonitinho.
Eu não sei o que senti nessa hora...
Minhas pernas amoleceram, sabe? Fiquei meio sem ter o que dizer e devo ter ficado pálida. Ela pediu pra eu me acalmar, que era melhor ele ficar no hospital, ser medicado, receber oxigênio se preciso... que seriam esses os procedimentos.
O Igor morrendo de rir e pulando no meu colo... eu não conseguia ligar a mensagem á imagem...
Ela fez o pedido de internação, me deu várias explicações sobre o estado de saúde dele e dos possiveis procedimentos que seriam feitos.
O Igor voltou pro oxigênio e eu fui internar meu bebê pela primeira vez na vida dele.
Me passou muita coisa pela cabeça enquanto assinava os papéis da internação, sabe? Mas duas coisas me deixaram imensamente triste: primeiro pensei: "que merda de mãe sou eu que não vê que o filho tá mal pra cacete?" e depois: "na madrugada de quinta pra sexta, quando o Igor estava com o nariz congestionado, eu podia ter perdido meu filho!"
Disfarcei minha tristeza e voltei com os papéis pra internar meu bebê.
Consegui vaga no Hospital em que eu já estava com ele.
Isso eram mais de meia noite.
Nos acomodamos no quarto. Ele dormiu e eu fiquei observando tudo. Não chorei mas estava muito abalada...
Quero explicar aqui que não fiquei triste com a internação dele... muito pelo contrário... o que me entristeceu é que todo mundo sabe que sou "louca" e muuuuuuiiiiiiitttttooooooo cuidadosa com ele. Faço das tripas coração e estou nessa pendenga de médicos em médicos desde o dia 18 de outubro. Isso me entristece. Fui convencida que o que ele tinha era comum em crianças e que ele estava bem.
O Igor saturou 87%, gente! E não me deu pistas disso. Levei o Igor no pediatra homeopata e ele não percebeu isso.... E sábado eu só levei o Igor no PS por que ele vomitou catarro verde e em muita quantidade...
Em todas as vezes que fui á emergência, recebi orientações água com açucar e fui dispensada... mesmo assim segui as recomendações que me foram dadas... Custava o médico já dar um antibiótico pra esse menino?????? pra mim é pura papagaiada isso de não querer dar antibiótico pra bebÊs... tem que esperar o menino saturar 87 pra fazerem isso??????
Tá, nada que eu pudesse falar ou pensar não ajudaria no momento...
As 4 da manhã começaram com as medicações: Solumedrol na veia (é o mesmo que a Predinisolona) - de 12 em 12 horas para diminuir o cansaço, Eritromicina (antibiótico) via oral de 6/6 horas, inalação de 6/6 hs com Atrovent e Berotec e uma vez por dia com Clenil-A, Fisioterapia respiratória com lavagem do nariz com soro fisiológico 2x por dia e aspiração sempre que preciso 1x ao dia.
Quanto ao Raio X do Igor... diferente dos outros que fizemos, o RX da internação deu muita secreção no pulmão e alguns focos intensos o que deu a entender que se tratava mesmo de pneumonia. (creio que isso já estava nos outros RX mas só que o médico não viu....)
Ele apresentou melhora rápida do chiado, tosse e secreção. Quando repetiu o RX no 3º dia,  a secreção estava diminuida e só tinha alguns focos no pulmão direito. Implorei pro médico deixar ele lá ,e ele até concordou, mas o Igor começou com uma choradeira que durou um dia todo. Era choro de dor e foi medicado um dia todinho praticamente de 4/4 hs...
Quando o médico passou para fazer a visita percebeu que ele estava com uma gastrite medicamentosa, além da assadura por causa da ácidez das fezes. Ai ele resolveu nos dar alta por que ficou com medo de alguma bactéria se instalar.
Falar que fiquei feliz eu não posso, mas pelo menos acho que foi melhor pro Igor. Nada como a casa da gente pra recuperação ser mais rápida.
Continuamos com um batalhão de remédios e ainda com muito choro por causa do estômago e gases. Dá uma dó!
Estou mais atenta do que já era e pra garantir, comprei um oximetro pra acompanhar os níveis de oxigênio pra nunca mais passar o susto que passei.
Olha, nesses dias de internação eu descobri que quando se é mãe, agente acaba se tornando também pediatra e enfermeira. Deve ser algo do instinto mesmo, por que agora não tem o que eu não saiba sobre doenças pulmonares e tratamentos.
Estou hiper cansada.
Até agora não dormi direito.
Mas o que realmente importa é ver que o Igor está bem melhor: quase nem chia e a secreção nasal desapareceu. Ainda está com uma tosse secretiva mas bem leve....
Graças a Deus!
E é isso...
Depois conto as coisas engraçadas da nossa temporada no hospital e também posto fotos....
Beijocas e até mais!


4 comentários:

  1. Ai Maria Fernanda que luta hein! Essas coisas deixam nosso coração de mãe apertado demais. Graças a Deus o Igor esté bem melhor e fique tranquila que já já ele estará 100%. Bj

    ResponderExcluir
  2. ja passei por 3 internações com a minha filha....sei o qnt é dificl e como nós sentimos culpado.Mas graças a Deus o pior ja passou.
    Desejo melhoras pro Igor.
    bjs fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  3. Poxa Fer, que susto heim!! Não dá para confiar em qualquer médico mesmo né, que perigo! Graças a Deus vc seguiu sua intuição e levou ele ao médico... Melhoras pro gatinho :)

    ResponderExcluir
  4. Aish que suatão heim... ainda bem que esta tudi caminhando bem agora... beijinhos

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!