quarta-feira, 25 de julho de 2012

BRINCAR TAMBÉM SE APRENDE


Oi gente...
Só agora, nesse horário é que consegui vir pra o computador e postar algo. (ah tá, daqui a pouco será capaz até da minha cachorra usar o computador e eu não...é, sou mãe, esqueci!rs)
Ontem  o dia foi punk. Mas, deixa pra lá os problemas domésticos e vamos ao que interessa.
O Igor está muito lindo gente! Rsrsrs
Estamos na “peleja” ensinando ele a brincar. Sim, por que brincar também se aprende.
Olha, vou contar um coisa: quando eu entrei na prefeitura, há mais de 10 anos atrás eu não tinha noção do que era criança. Aliás, ninguém que trabalhava com criança na época tinha. Na creche a preocupação era entregar no final do dia uma criança bem alimentada, tomada banho e sem machucados. Todas as salas tinham caixas de brinquedos, que ao meu ver, eram lixos, cacarecos quebrados, horríveis...e as crianças quebravam mais e mais e mais a cada minuto. Era costume agente fazer uma roda e despejar a tal caixa no meio (bem didático,né?kk)...ai era um Deus nos acuda e salve-se quem puder. Se os brinquedos tivessem vida, como no Toy History, com certeza eles fugiriam dali....rsrsrs
Tá, ai o tempo foi passando, agente pode fazer diversos cursos, trocamos muitas informações com colegas e ai o momento de brincar começou a ser levado a sério.
Inclusive, eu tenho uma amiga pedagoga, com mestrado e doutorado que trabalhou muitos anos na briquedoteca da PUC /SP e até hoje faz consultoria sobre brinquedos em algumas revistas de educação (que apresentação extensa, né?kkk). O nome dela é Edilene Modesto. Uma fofa...pois bem, ela vivia dizendo pra todas as professoras que brincar é algo que deve ser ensinado ás crianças. Que elas precisam aprender a manusear os brinquedos para poder criar através deles o mundo lúdico, o faz de conta...
Claro que nas primeiras vezes que ouvi ela dizendo isso eu achei que seria uma trabalheira danada, sentar com as crianças e ir mostrando que um fogãozinho era pra fazer comidinha, que o carrinho era pra rodar no chão... achava que as crianças deveriam por si sós aprender a dar sentido a esses objetos e usa-los como bem entendessem. E teve um ano que minha sala foi a eleita campeã nos brinquedos quebrados.
Ai agente vai refletindo e vendo que pode tornar o brincar algo muito interessante.
E por isso hoje valorizo e cuido muito de momentos assim, tanto com meus alunos e agora com meu filhote.
No fim de semana fizemos a loucura de comprar um desses tapetes de atividades da Fisherprice. Carésimooooooo!!!!!! Mas a qualidade é tão boa que vale a pena. Nem é preciso comparar muito o acabamento do tal brinquedo com os importados da 25 de março, pra notar que a Fisher é direcionada unicamente para as crianças mesmo!
Ah, vocês devem estar pensando que cheguei em casa, montei o tal tapete e coloquei o Igor em cima e deu tudo certo, né? Engano de vocês.
No primeiro minuto ele até que ficou olhando, olhando, olhando, mas nada de por a mão em nenhum dos 9 bichos que ficam pendurados no varão. Por fim, enjoou do urso que toca música e abriu o berreiro. Agora só fica no tal tapete se for com agente do lado e até agora não pegou nenhum dos bichos...  Mas estamos nas tentativas. Aliás aqui e casa tudo é tentativa.
Por exemplo, comecei a dar banana pra ele. Banana prata que eu odeio por que acho ela meio azedinha (prefiro a nanica). Ele parece que tem o mesmo gosto que eu. Fez muita careta. Tive que pôr um pouco de açúcar. E hoje o coitado deu uma engasgada e acabou pondo a banana pra fora. E depois não quis mais saber. Mas o legal é que ele faz direitinho o movimento de comer. E abre a boca pra colher (de silicone da Lillo...rs).E tenta pegar a colher e quando consegue, põe na boca direitinho...
Ah, sim. Ele quer sentar. Não quer apoio. Ele acha que pode sentar sozinho e ai cai de cara nos pés... E por falar em pés, ontem armou uma discussão com eles. Foi hilário!
Então é isso.
Agora que todos da casa já dormiram, é minha vez...


Obs: O Igor deu um baile, mas até que tá entendendo bem que não tem mais colo pra ninar... ou é cama, ou colo sentado... (pelo menos comigo) E sabe que na cama ele dorme legal...tão bonitinho: fica olhando pro nada, da umas resmungadas e ai capota. E vai pro berço sem nem perceber.
Ele é meio de lua. Tava aos berros com o papai ai eu peguei o “ditinho” e coloquei ele no trocador da cômoda e fiquei batendo papo com ele e quando vi, já tava dormindo, tranquilinho, tranquilinho.
Então tá...Beijos e fui.





Um comentário:

  1. Eu conheço a Edilene, fiz algumas oficinas na brinquedoteca da puc quando estudava lá, muito bom!
    Estava justamente preparando um post sobre o brincar, qdo vi o seu rsrs
    Logo vai tá pronto daí vc dá uma olhadinha.bju

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!