quarta-feira, 30 de maio de 2012

O SUSTO E O SURTO...ou o surto e o susto...

Olá "póvos"...
Nem sei por onde começo esse post.
E eu que não ando bem dos nervos...
Bem, tem gente que sai da maternidade e quando chega em casa tem uma síndrome chamada Baby Blues... é tipo uma depressão pós parto mais levinha...
Aqui em casa, quase dois meses depois do parto, meu Baby blues é Black!!!!
Caracas, tá complicado...
Não sei onde perdi o fio da meada.
Que criança dá trabalho eu já sabia...Eles choram sem motivo ou com motivo...tem cólicas, fome, gases, carência, insonia e devem achar tudo ao redor estranho (eu que sou adulta acho isso). Ok, isso tudo faz parte.
Mas estou cansada.
Não, não estou arrependida de ser mãe do Igor...não é nada disso...
Meu cansaço é mental...nada físico.
Mêu, fico ligada o tempo todo...Tipo um "QAP" total 24 hs por dia. Não tenho folga mental ou descanso, ainda que tente...
Se estou no quarto consigo descrever com detalhes tudo que acontece nos outros cômodos da casa pelos sons e pelos cheiros...(tipo os deficientes visuais). E é cansativo por que sempre, ou na maioria das vezes, tenho uma resposta assustadora pras perguntas chaves aqui de casa: "o que você tá fazendo" ou "o que tá acontecendo ai". E o pior: a resposta, na maioria das vezes, eu sei.
Ai o Igor chora. Chora e grita... e grita   e chora... um som ensurdecedor que dura horas. E eu vou ouvindo e tentando adivinhar o que é. E  tem o papai me enchendo de possíveis problemas relacionados ao choro estridente. E tem os vizinhos que me encontram na escada sempre com uma piadinha pronta.  Então respondo: "não é fome por que ele acabou de mamar", "não, não é frio", "ah, acho que não é dor" "criança chora mesmo...não sabem falar.." por ai vai...(detalhe: o Igor chora e eu já fico imaginando essas respostas, a cara das pessoas...etc, etc, etc..)
O relógio é meu companheiro o tempo todo...aliás já chamo ele de inimigo.
Tenho sempre 3 horas pra fazer tudo que preciso ou um pouco mais quando o papai está com o Igor (o Igor e minha mente juntos).
Em três horas eu tenho que tomar banho, ajeitar a casa, comer, navegar na internet, telefonar pra alguém, etc, etc, etc.. E algo magnético acontece: é eu sentar na frente do PC que já ouço: "Fê, isso assim assim assado?" "Fê, isso assim assim assim assim?" "Fê vem aqui ver uma coisa?" e o que mais me desespera (desespera mesmo): "nossa filhoooooo, meu Deus!!!". Pronto!, ai meu coração dispara e eu imagino que algo aterrorizante aconteceu. Não consigo fazer mais nada e acabo desistindo do que pretendia.
Quando vou dormir, depois de uma show de lágrimas do filhote, amparado pelo papai que balança e por mim que observo a cena e repito que o balanço deve ser mais lento,que cada dia é de um jeito mas que acontecem as mesmas coisas.
Aqui em casa se fazem as mesmas perguntas e obtem-se as mesmas respostas. As atitudes são as mesmas, as discussões são pelos mesmo motivos...tudo igual e estressante e cansativo, todo dia.
Por mais que eu tente, não consigo estabelecer uma rotina bacana aqui em casa. Aqui não tem dia certo pra lavar e passar, nem hora certa para as refeições, não há dia e hora pra limpar a casa... tudo é muito oba oba. E acho que por isso o Igor ainda não conseguiu se situar, ou sentir o ambiente. Ele também não tem hora pra dormir, nem para mamar. Nem um jeito particular de fazer isso: um dia dorme no colo balançando, outro na cama, outro no peito, outro sozinho... E eu não tenho tempo nem disposição pra fazer nada por mim mesma: uma unha, um cabelo, ler um livro, pensar em sexo (afinal quem é que cansada pensa em driblar o preservativo dolorido pra fazer amor??????eu não!)

Dificil, né?
Pois bem, agora somem a essa rotina os imprevistos catastróficos como o que ocorreu ontem a noite.
Estávamos aqui em casa numa boa eram mais ou menos 22 e 30 hs.
Troquei o Igor e fui pro meu quarto. Resolvi tirar o excesso de roupas dele por que ele estava meio quente.
Até ai, tudo ok.
O papai veio atrás de nós e disse que iria descer com a Radhija para ela fazer o xixi noturno.
Então, coloquei o Igor na cama, na beirada da cama e comecei a tirar sua meinha. Nisso o papai que entrou no quarto pra fazer nem sei o que, de costas pra cama, sentou. E sentou em cima da cabeça do Igor.
Gente, pensem numa mulher que quase morre de infarto???? Essa fui eu.
Acudi o menino que chorou de quase perder o ar, coitado. E eu tentando acalmar pra ver q gravidade da situação. Ai o papai, igualmente desesperado, veio atrás de mim cheio de perguntas e possíveis problemas para o choro de dor do menino. Surtei!!!! Dei logo um grito seco e direto.
No fim tivemos que ir ao hospital por que sempre fica a dúvida de que realmente está tudo bem e normal.
Eu dei entrada no PS e com a cara de desespero, porém muito sem graça, tive que dizer: "então, né? papai sentou na cabeça do bebê". É engraçado agora que já passou mas as pessoas me olhavam com uma cara meio querendo dizer: irresponsáveis!!!!
Não, não houve um culpado. Não estaria sendo justa se dissesse que o Junior teve culpa. Mas isso só aconteceu por que aqui em casa não há uma rotina, não há uma sequencia pra se executa as coisas (fala-se uma coisa e faz-se outra na sequência) e isso é importante demais para organizar a vida dos adultos da casa e da criança também.
No fim, tudo ficou bem. O Igor passou 6 hs na observação do hospital, tomou remédio pra dor e tivemos alta. Agora é observar até amanhã cedo pra ver como ele passa. Não vomitou, não chorou mais do que sempre faz, não dormiu mais do que o normal....Tudo está como sempre. Graças a Deus...mas que foi um susto enorme foi...
Aí, me deu uma dó de ver ele chorando desesperado, tadinho.... que dor no meu coração!!!!! Ai, quando ele se acalmou, ele se agarrou em mim e ficou me olhando e olhando pra um lado e pro outro, assustado.

Hoje sai á tarde. Se ficasse em casa talvez discutisse com o Junior (evitei a discussão da tarde mas á noite não teve jeito). Fui na casa da Branca e tomamos café juntas. O Igor ficou super bem.
A noite fui na casa encantada (o lugar onde morarei mesmo sem estar com vontade). Lá o Igor deu show. Aliás, lá eu e o Junior começamos a nos estranhar por causa de uma merda de um berço desmontável que veio com defeito. Pelo menos a discussão foi útil por que ao chegar em casa sentamos e elaboramos uma linha do tempo pras coisas começarem a funcionar diferente por aqui. Espero que tenha resultado.
Então é isso.
Beijos e até mais.
Que Deus nos proteja.


5 comentários:

  1. Primeiro: Calmaaaaaaaa!!Muita Calma!!! rs
    SEgundo: No início do pot parece que estava falando de mim e do meu filhote!!
    Que bom encontrar uma companheira que não pinta a maternidade de cor de rosa, dem diz que tudo é lindo e maravilhoso.
    Comigo também não foi, as coisas começaram a melhorar agora (Samuel está prestes a completar 4 meses), mas uma coisa eu te digo, a gente precisa de MUITA DISCIPLINA, pras coisas começarem a entrar nos eixos, se não, necas!!
    Comecei anotando os horários que o Smuel me dava (de sono, cocô, maior irritabilidade, maior tempo acordado, etc) apartir daí fui tentando estabelecer uma rotina ( que não é fixa, pois eles mudam com o tempo), fixei horário de banho, de brincar. e o mamá?? Ele queria mamar toda a hora!! daí fui distraindo ele até conseguir um espaço de tempo de 2 horas entre as mamadas (não é muito, mas agora ele consegue ficar mais tempo, eu é que não tenho tanta paciencia trsrs)

    Quanto a casa: Fiz uma planílha de atividades mais demoradas pra fazer a cada dia durante o sono mais prolongado do bb, as vezes dá certo rs, junto a isso, no domingo a noite ol lo a geladeira e planejo o que vou cozinhar na semana (cozinho 2 ou 3 vezes, congelo feijão,faço arroz pra 3 dias, misturas rápidas...)
    Tomo banho a noite quando marido chega.
    só assim pra eu não enlouquecer, na maioria dos dias dá certo, mas nem sempre rsrs
    Vc precisa estabelecer metas e ir cumprindo aos poucos, pq é pank mesmo ainda mais tendo um bb chorão como os nossos! é de prirar o cabeção!!!
    Se quiser, dá uma passadinha no meu blog, tem alguns posts que talvez te ajudem. bju

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, então eu consegui fazer uma rotina para o Enzo, apenas a tarde as vezes ele ainda me da um baile que não quer dormir...
    Troco ele sempre no mesmo lugar, banho no mesmo lugar. Mama de 3 em 3 horas, as vezes pede um pouco antes mas quase sempre nesses horários... Dorme um soninho de meia hora de manhã (mas faço ele dormir no colo) e dai vai para o carrinho. A tarde agora comecei a fazer o seguinte, deito com ele na minha cama e fico bem em silêncio até ele dormir, não deixo dormir mais que 3 hora para não perder a noite, tipo 2 horinhas e pouco e acordo ele com bastante carinho. As 8 horas da noite começa a rotina do soninho, troco as fraldas, escureço a casa, dou de mamar por uns 40 min, dou o complemento, faço arrotar e coloco no berço, no máximo 9 horas ele está dormindo. Acorda pelas 1 e 2 horas da manhã, troca o fralda meio que no escuro rsrs para ele não se despertar muito. Dou de mamar, arrotar e coloco no berço. As 6 ou 7 horas ele acorda, troco de novo dou de mamar e dai ele começa o dia rsrs Faço sempre a mesma coisa todos os dias e quando saiu da rotina dele e estranha e não gosta... Até o 3 mês vou respeitar bem essa rotina dele rs Dai espero que ele faça a rotina dele. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oiii Adorei seu blog.
    Eu tb tenho um bebê que logo vai fazer 3 meses.

    Muito lindo seu bebê Igor.

    Sabe que aqui em casa tb, rotina não funciona!
    Eu e meu marido nunca tivemos hrs nem dia pra nada. Principalemte depois que meu bebê nasce!

    Mas o meu bebe ja quase tem uma rotina.
    Espero que você consiga se organizar.

    Mas essa do teu marido sentar na cabeça do bebê.
    Como homem é desatento né??? kkk

    Grande beijo e boa sorte

    ResponderExcluir

obaaaaa, você veio comentar???? A-D-O-R-O !!!!!!!