Oi gente!
Esse fim de semana eu e maridón fomos no curso de gestante oferecido pelo hospital onde o Igor nascerá.
A presença de papais foi enorme... aliás não havia nenhuma mamãe desacompanhada. Os pais de hoje em dia são participativos e falantes...Acho isso o máximo....
A palestrante focou no funcionamento e infra estrutura do hospital mas esclareceu e deu muitas dicas sobre gravidez e parto e também cuidados com o bebê.
(Acho que falar dos cuidados com o bebê fez minha ficha cair muito, afinal, logo o Igor sai da casinha e ai uma nova etapa começa. Pô, mó frio na barriga...falei pro Junior que quando tivermos alta do hospital é que a prática começa por que por enquanto o Igor ta aqui dentro, numa boa, protegido de tudo... no hospital estaremos amparados por médicos e enfermeiras, mas quando formos pra casa é que começaremos realmente a sermos somente nós três... que medo!!!! Pela primeira vez estou com medo. É até estranho falar isso depois de 13 anos cuidando e educando crianças dos outros. Não, não é a amamentação que me preocupa, nem os banhos e trocas, nem o olhar meio pedagógico que sei que terei, são outras tantas coisas... )Mas ok, vamos por partes...
Voltando a falar do curso:
MODIFICAÇÕES QUE OCORREM NA GRAVIDEZ
- O útero aumenta de volume podendo chegar ao máximo de 40 cm de altura (por isso a grávida de Taubaté foi facilmente desmascarada...kkkkk).
- Os seios aumentam de volume e podem apresentar secreção durante a gravidez ou no pré parto. Não é uma regra, visto que o leite de verdade surge aproximadamente 48 hs após o parto. Nas primeiras horas o que teremos será o colostro, que é rico em sais minerais e água, para hidratar e preparar o estômago do bebê para receber o leite propriamente dito.
- Podem surgir varizes, hematomas e inchaço nas pernas, além de dores e tudo se ameniza com o uso de meias com pressão ou colocando as pernas um pouco mais elevadas.
- A falta de ar é causada pela distensão do abdômen, assim como a indigestão, os gases e azia.
- A micção aumenta devido a pressão do útero em cima da bexiga..
- A pela muda de aspecto e textura podendo surgir manchas no rosto e mãos. Além disso a pigmentação dos seios aumenta e há o aparecimento de uma linha escura na barriga.... Isso tudo tende a desaparecer com o final da gestação.
AS ETAPAS DO PARTO:
- 15 dias antes a barriga tende a baixar pois o bebê se encaixa entre os ossos da bacia.
- Há a perda do tampão mucoso (uma secreção espessa de cor caramelo amarelada), que fica na entrada do colo uterino e protege o útero.
- Começamos a sentir contrações esporádicas, sem ritmo.
- O trabalho de parto pode demorar muito quando se trata do primeiro filho (no mínimo 6 horas).
- A escolha do tipo de parto depende da vontade da mãe e da necessidade do bebê e ainda da indicação do médico. Ele é quem avalia o melhor procedimento para que tudo ocorra com tranqüilidade para o bebê e mamãe.
- Para todos os partos existem um tipo de anestesia para amenizar o sofrimento da mamãe. É o médico e o anestesista quem avaliará o que é preciso para o momento, levanto em conta a sensibilidade da mãe em relação a dor, nos casos de parto normal. No parto cesária a anestesia utilizada é a raqui.
O BEBÊ
- O coto umbilical nada mais é que uma “veia” morta ligada ao abdômen do bebê. Fora do útero ela não tem mais serventia e por isso, seca e cai em aproximadamente 7 dias. Não é preciso enfaixar a barriga do bebê, nem colocar moedas ou qualquer outra receita da “vovó” para que esse processo aconteça. O bebê pode e deve tomar banho normalmente e a mamãe secar bem o local com cotonete e fazer a assepsia com álcool 70%.
- Ao nascer o bebê recebe uma avaliação chamada de Apgar. Isso ocorre no primeiro minuto de vida e aos cinco minutos de vida. Ele recebe também uma gota de nitrato de prata nos olhinhos para prevenir infecções. No berçário, ele fica em observação por 4 horas e só depois segue para os braços da mamãe no quarto.
- Ele fará exames variados dentre eles o teste da orelhinha e do infra vermelho nos olhos. Também receberá a vacina de hepatite e fará o teste básico do pezinho.
AMAMENTAÇÃO:
- Inicialmente é um pouco difícil, mas com calma e paciência tudo se ajeita e o bebê aprende a abocanhar o seio. Assim como a mamãe vai se adaptando a oferecer de maneira correta pra evitar fissuras e dor.
- No começo não é recomendável oferecer chupetas e mamadeiras aos bebê para que eles possam aprender a sucção de forma correta.
O PÓS PARTO:
- Tão logo passe o efeito da anestesia a mamãe deve tomar banho. Não utilizando água quente demais.
- A mamãe pode e deve lavar os cabelos se assim preferir.
- Deve andar pelo quarto para evitar os gases e ajudar o intestino funcionar.
- Deve tomar bastante líquidos para que a bexiga funcione bem e também para que haja uma boa produção de leite.
- Ao andar deve manter a posição mais ereta possível pois isso ajuda na recuperação.
- Durante 40 dias deve evitar relações sexuais pois os órgãos internos estarão voltando ás suas posições normais: o útero reduzirá seu tamanho. Nesse período também ocorrerá o sangramento mais abundante que uma menstruação.
O BEBÊ EM CASA:
- Os banhos do bebê devem acontecer sempre no mesmo horário para que ele começa a perceber a vida ao seu redor e como funciona. A água deve ser morna. Usar pouco sabonete e cuidar para que não aconteça a entrada de água nos ouvidos e olhos.
- As trocas de fraldas devem acontecer sempre que necessário e a limpeza deve ser feita com água morna e sabão, ainda que se use o lenço umedecido.
- O bebê precisa tomar sol por 15 minutos, mas é o sol da manhã, antes das 10 hs.
- O bebê ainda não mantem o controle de temperatura que nós adultos possuímos portanto é preciso evitar agasalha-lo demais ou de menos.
- O pediatra deve ser consultado após 15 dias do parto e assim começar as consultas de rotina.
- Ele deve receber a vacina BCG em até 30 dias após o parto, na rede pública de saúde.
Beijinhos e até mais.....
Oi, muito legal seu blog! Sou amiga da Alice, mamãe do Enzo, e estou a espera do Noah. Marinheiras no mesmo barco! Beijocas!
ResponderExcluirAinda bem que os homens hoje em dia sao mais assim dessa forma =)
ResponderExcluirE bom para no's ks
bj
Oi menina...
ResponderExcluirNós aqui tbm fizemos o curso de gestantes, achei muito interessante a aconselho a todas as mamães e papais a fazerem... Esclarecem muitas dúvidas...
E sim, tbm tenho esse medo, sabe, me sinto preparada para cuidar do Enzo e pronta mas mesmo assim bate aquele medinho... E quando ele começar a chorar e não parar? Vou ficar nervosa, com medo!!! E dai vai piorar o choro dele pq eu vou estar com medo... rsrs Mas no curso que fizemos os obstetras diziam assim:
" Nenhuma mulher nasceu sabendo ser mãe, quando nasce um bebê nasce uma mamãe junto!"
Espero que eu renasça como mamãe bem rapidinho rsrs
Beijooos